Pernambuco e a Nação Nordestina perderam um dos maiores nomes da cultura popular.

Tavares da Gaita faleceu nestra quinta-feira, mas sua obra ficará eternamente encravada na historia do seu povo.

Passeando pelo site You Tube, em busca de algum video com o músico descobri este documentario dirigido por Marcio Werneck e com roteiro de Eliana César.

O documentário inacabado por falta de incentivos é uma bela homenagem a Tavares da Gaita, e um documento para registrar a essência da nossa cultura.

Confira o que o próprio Marcio Werneck fala sobre o documentário, e sobre Tavares, no seu perfil no You Tube.

“Documentário gravado e ainda não finalizado pela Divina Imagem Produções.
A produtora possui um material de mais de vinte horas de gravação com o artista.

Este projeto não foi possível via Lei Rouanet, foram três anos tentando captar mas não encontramos o patrocinador. Esperamos através do youtube conseguir finalizar este registro tão importante para a cultura brasileira.

Seu Tavares é um homem que fez uma promessa para que tudo o que aprendesse na vida não precisasse de ninguém.

Longe de passar pela arrogância, ele sempre soube que em seu interior haviam respostas para tudo.Seu Tavares é um homem singular, um anônimo genial.

Sua maneira de tocar a gaita, a forma com que constrói seus instrumentos de percussão foram encontradas e são frutos de sua real personalidade.

Sua arte merece registro, sua maneira de ver a vida e arte são possibilidades que precisam ser aprendidas.

O autodidatismo muitas vezes é o presságio de uma nova técnica ou no mínimo, uma técnica aprendida sem muitas influências exteriores.

O objetivo deste documentário é registrar parte da vida e obra de Seu Tavares da Gaita de Caruaru / PE; focando como o ser humano pode buscar respostas dentro de si e fazer de sua arte algo único, cheio de originalidade e personalidade.”

Por Emanoel Glicério |

0 comentários: